Cuatrecasas consolida a sua presença no México após um ano de crescimento e de aumento do fluxo investidor europeu

13 de Novembro de 2017

• A Cuatrecasas reforçou o seu compromisso com o país numa cerimónia que contou com a presença do ex-Presidente mexicano Felipe Calderón, de António Vitorino, sócio da Cuatrecasas e dos Embaixadores de Portugal e Espanha no México.
  • O ex-Presidente Calderón e António Vitorino debateram o futuro das relações entre México e UE com base nas negociações para a modernização do Acordo Global que estão em curso.
  • O escritório conta actualmente com uma equipa de 24 pessoas, sete das quais sócios e consultores e uma dezena de associados.
  • Ao bom percurso do escritório, somam-se os positivos indicadores macroeconómicos. A Europa é a segunda fonte de investimento estrangeiro, com Espanha a liderar.

A Cuatrecasas tem consolidado a sua presença no México, país onde exerce há 18 meses, desde que abriu o escritório na Cidade do México, em Março de 2016. O escritório mexicano veio complementar a aliança firmada com a sociedade de advogados Posse Herrera Ruiz, líder na Colômbia, e os 20 anos de presença contínua em São Paulo.

O escritório celebrou um ano de crescimento de negócio e da equipa, com um acto institucional no Museu Tamayo, na capital, que reuniu 300 convidados, entre clientes e personalidades de destaque na sociedade mexicana.

A cerimónia contou com a abertura por parte do embaixador de Espanha no México, Luis Fernández-Cid Alas-Pumariño, a que se seguiu uma mesa redonda sobre o panorama do investimento entre o México e a União Europeia com oradores de luxo: Felipe de Jesús Calderón Hinojosa, ex-Presidente do México, e António Vitorino, ex-Comissário Europeu para a Justiça e os Assuntos Internos e sócio da Cuatrecasas. O embaixador de Portugal no México, Jorge Ayres Roza de Oliveira, também marcou presença na cerimónia.

Rafael Fontana, presidente executivo da Cuatrecasas deu as boas-vindas aos assistentes e reafirmou a aposta no escritório do México:

“A Cuatrecasas tem desde sempre uma vocação internacional. O escritório mexicano representa o nosso espírito global. O seu crescimento é o reflexo do desenvolvimento económico de um país que está hoje, mais do que nunca, aberto ao investimento, à atracção de negócio e com um enorme potencial de crescimento”.

Auge da tendência de investimento europeu

A União Europeia é a segunda fonte de investimento estrangeiro do México, ao acumular mais de 160.000 milhões de dólares (aproximadamente 138.000 milhões de euros) nos últimos 17 anos, segundo dados do Ministério das Relações Exteriores espanhol. De resto, Espanha lidera o Investimento Estrangeiro Directo no continente europeu com cerca de 3.000 milhões de euros investidos no último exercício. Actualmente, mais de 5.700 empresas da região contam com capital espanhol, um fenómeno que contribuiu para gerar cerca de 130.000 postos de trabalho.

Segundo dados revelados em Julho de 2017 pelo embaixador do México em Portugal, Alfredo Pérez Bravo, nos últimos dois anos estabeleceram-se no México mais de cem empresas portuguesas, alcançando um total de 162. No que diz respeito ao comércio bilateral, alcançou 588 milhões de dólares em 2016, o que representou um crescimento acumulado de 152% desde 1999.

Os valores estão em sintonia com o crescente número de operações que a Cuatrecasas tem assessorado no México neste mais de um ano de actividade. A reforma energética empreendida pelo governo mexicano a partir de 2013 em que se abriu a indústria petrolífera ao capital privado e estrangeiro, juntamente com o pacote de reformas estruturais em diversas áreas da economia, abriu a porta a novas oportunidades de negócio. Com isto, despontaram os sectores da energia, telecomunicações, infraestruturas, serviços, turismo, transporte e logística, serviços financeiros ou alimentação.

Cuatrecasas no México

A Cuatrecasas abriu escritório na Cidade do México em Março de 2016, com os sócios Agustín Cerdá e Mariano Ucar aproveitando a conjuntura da reforma energética do governo de Peña Nieto. O escritório conta actualmente com uma equipa de 24 pessoas, dos quais seis são sócios, dez associados e um consultor. Nos últimos meses a Cuatrecasas integrou os sócios mexicanos Liliana Corzo, Marco Antonio de la Peña, Santiago Ferrer, René Irra e o consultor Francisco Carbajal. O conjunto de sócios do escritório é completado por Mariano Ucar.

O escritório presta um serviço jurídico integral, que inclui fusões e aquisições, joint ventures e outras alianças estratégicas; financiamentos, direito da concorrência, direito da energia, fiscal, direito laboral, litígios e arbitragem internacional. Tem capacidade para prestar assessoria a grandes empresas mexicanas e grupos latino-americanos nas suas operações locais e na sua expansão na região e na Europa, assim