Cuatrecasas atinge 270 milhões de facturação

8 de Março de 2017

A Cuatrecasas aumentou a sua facturação global em 1,5% e mantém percurso de sete anos consecutivos de crescimento.

Em Portugal a facturação líquida registou um aumento de 3,2%.

Em 2017 está programada uma série de actos para celebrar o centenário da abertura do primeiro escritório, em Barcelona, a qual se iniciou com a visita do Rei de Espanha.

A Cuatrecasas, sociedade de advogados ibérica líder em Espanha e Portugal, e que está a celebrar o centenário da abertura do seu primeiro escritório em Espanha, registou em 2016 uma facturação de 270 milhões de euros, o que representa um aumento de 1,5% face ao exercício anterior e mantém o percurso de sete anos consecutivos de crescimento económico.

A Cuatrecasas tem sido nos últimos anos líder em Espanha e Portugal por número de operações de M&A assessoradas, segundo os principais rankings de fusões e aquisições, como a Mergermarket, Thomson Reuters e Bloomberg.

Em 2016 assistiu-se ao reforço e expansão da prática internacional da Cuatrecasas, a qual já representa 20% da sua actividade.

Algumas das operações mais significativas que a Cuatrecasas assessorou foram a OPA do CaixaBank sobre o BPI, a assessoria ao Grupo Seat Audi Volkswagen pelas emissões de gases NOx e a assessoria à Multitel para a licitação de Rede Compartilhada, o maior projecto de telecomunicações do México. A sociedade reforçou a sua presença em jurisdições estratégicas na América Latina e em sectores-chave como Private Equity, Venture Capital, Imobiliário ou Energia.

Maria João Ricou, Managing Partner da Cuatrecasas em Portugal secundou as palavras de Rafael Fontana, Presidente executivo da sociedade, ao referir que “2016 foi um ano de transformação que nos permite encarar o futuro com optimismo. Continuamos determinados em crescer no plano internacional, com o foco na América Latina e Europa, mantendo a qualidade e especialização dos nossos serviços, o que nos permite oferecer mais valor ao cliente e reter o melhor talento. O nosso Plano Estratégico aponta nesse sentido”.

Crescimento internacional

A Cuatrecasas deu passos importantes para aumentar a sua presença internacional. Em 2016, abriu um escritório na Cidade do México e firmou uma aliança com a Posse Herrera Ruiz na Colômbia. “2017 será o ano da consolidação destes mercados e continuaremos com a nossa internacionalização”, acrescenta Fontana.

A sociedade continua a alcançar resultados positivos na Europa graças à rede de escritórios europeus formada pela Chiomenti (Itália), Gide (França) e Gleiss Lutz (Alemanha). Com presença em mais de 40 cidades e perto de 2.200 advogados, esta rede duplicou o número de assuntos activos referidos nos últimos três anos.

Ainda no plano europeu, o escritório da Cuatrecasas em Londres capitaliza grande parte da actividade internacional da sociedade. Especializado em Direito Financeiro e Mercado de Capitais, este escritório alcançou valores recorde na geração de negócio.

A sociedade deu passos importantes também na sua expansão na Ásia. Ao escritório em Xangai, que regista um bom rumo, vai juntar-se este ano o de Pequim, que acaba de conseguir a sua licença de abertura, pelo que se espera que entre em funcionamento ainda este ano.

Retenção de talento

A Cuatrecasas aumentou a sua equipa em 40 pessoas face a 2015, tendo mais de 1.550 colaboradores, 986 dos quais advogados. Mais de mais de metade dos seus profissionais são mulheres.

Em Portugal a sociedade conta com 27 sócios e mais de 200 colaboradores, entre advogados e profissionais da organização.

Selo de inovação

A Cuatrecasas continua a apostar na inovação para transformar o seu negócio. O ano de 2016 foi de transformação, que culminou com a renovação da identidade corporativa e a mudança do escritório de Barcelona para o 22@, o distrito da inovação e dos negócios.

O edifício dispõe de uma ampla variedade de espaços equipados com a mais recente tecnologia para promover uma cultura de trabalho mais colaborativa, capaz de integrar serviços e que resulte em maior valor para os clientes. O escritório acolhe 700 profissionais e dispõem de mais de 20 salas de reuniões, um auditório com capacidade para 200 pessoas, restaurante, cafetaria, ginásio, zona de lazer e parque de estacionamento.

A firma também se posicionou ao lado do talento empreendedor, com o Cuatrecasas ACELERA, o programa de aceleração de start-ups legaltech. Foram seleccionados e mentorizados nove projectos inovadores que em breve integrarão diversas rondas de investimento para maturar a sua actividade.

Ano de centenário

A Cuatrecasas celebra o centenário da abertura do seu primeiro escritório com muita confiança, fiel à sua identidade e em compromisso com os novos tempos. A firma celebrou recentemente um acto comemorativo dos novos escritórios de Barcelona, com a presença do Rei de Espanha, Felipe VI, e inicia o ano com uma agenda intensa de actividades e encontros com os seus públicos mais próximos.